18 de fevereiro de 2012
Concurso "(D)escrevendo o amor": galeria fotográfica
Etiquetas:
concurso; são valentim; poesia
"O livro da minha vida": galeria fotográfica da sessão inaugural
Etiquetas:
livro da minha vida
15 de fevereiro de 2012
Concurso de poesia "(D)escrevendo o amor": textos disponíveis
Já podem ser consultados os textos premiados neste concurso, da autoria dos seguintes alunos.
A eles, e a todos os mais de 100 que concorreram, os nossos parabéns!
2.º ciclo
3.º ciclo
1.º lugar - Helena Raposo (8.ºC)
1.º lugar - Helena Raposo (8.ºC)
"O livro da minha vida": a sessão inaugural (atualizado)
Como atividade de incentivo à leitura e à literacia, a "Biblioteca – centro cultural da escola" levou a cabo no dia 2 de fevereiro a primeira sessão de “ O Livro da Minha Vida”, sendo orador convidado o Presidente do Conselho Executivo, Dr. José Freire, que presenteou o público presente com uma exposição do livro que escolheu, “A Morgadinha dos Canaviais”, de Júlio Dinis.
Perante uma assistência heterogénea a nível de idades, abrangendo alunos do quinto ao nono ano e alguns docentes, o palestrante trouxe-nos à atualidade um cenário de meados do século XIX, onde o efeito regenerador da vida rústica se sobrepõe ao vazio da vida urbana, a par de uma componente de crítica social, dirigida ao fanatismo religioso e ao clericalismo da época. Assim narrou, de forma entusiástica, a trama de vivências das diferentes personagens que pisaram o palco fictício de Júlio Dinis, salientando sobretudo a importância daquelas na sua vida, enquanto criança e jovem que deambulou e viveu entre a cidade e o campo.
Referiu-se ainda à atualidade das diferentes leituras que o livro nos oferece a nível sociocultural, motivando os alunos para a leitura do mesmo. No final da sua apresentação, houve espaço para as questões dos mais atentos e curiosos, que se prenderam sobretudo com o universo vivencial e o desfecho das personagens apresentadas.
Este primeiro momento desta nova iniciativa primou por ser um espaço de partilha de experiências de leitura e de sentimentos lidos e tidos, de momentos/pedaços de vida por ela marcados, tendo concitado o interesse de todos os que nele participaram, como se pode observar neste vídeo, produzido pelo Clube TV Arrifes.
Susana Melo Costa
Etiquetas:
livro da minha vida
14 de fevereiro de 2012
Premiados no Concurso Comemorativo do Dia de S. Valentim
Teve lugar hoje, às 12 horas, na Biblioteca da escola, a entrega dos prémios aos vencedores do concurso de poesia "(d)escrevendo o amor". Brevemente apresentaremos um apontamento fotográfico do evento, bem como disponibilizaremos os textos premiados. Mas, para já, aqui fica a lista dos alunos distinguidos no 2.º e 3.º ciclos.
2.º ciclo
- 1.º lugar - Ana Luísa Cabral (6.ºC)
- 2.º lugar - Carolina Costa (6.ºC)
- 3.º lugar - Mariana Viveiros (6.ºC)
- Menção Honrosa - Tiago Cordeiro (5.ºF)
3.º ciclo
- 1.º lugar - Helena Raposo (8.ºC)
- 2.º lugar - Beatriz Sousa (7.ºA)
- 3.º lugar - Rita Ponte (7.ºA)
12 de fevereiro de 2012
Uma biblioteca aberta e em movimento
A "biblioteca - centro cultural da escola" teve a visita do Clube TV Arrifes, que produziu o seguinte vídeo, a marcar o início de uma parceria cúmplice entre ambas as estruturas de dinamização educativa.
Este vídeo, um breve documentário ilustrativo da vivência do espaço, é também um convite ao conhecimento da biblioteca, um espaço de todos e para todos. Cá esperamos por ti.
Subscrever:
Mensagens (Atom)


