15 de fevereiro de 2012

Concurso de poesia "(D)escrevendo o amor": textos disponíveis









Já podem ser consultados os textos premiados neste concurso, da autoria dos seguintes alunos.
A eles, e a todos os mais de 100 que concorreram, os nossos parabéns!

2.º ciclo

1.º lugar - Ana Luísa Cabral (6.ºC)
"O amor"

2.º lugar - Carolina Costa (6.ºC)
"E no fim de tudo"

3.º lugar - Mariana Viveiros (6.ºC)
"Esquecimento"

Menção Honrosa - Tiago Cordeiro (5.ºF)
"(D)escrevendo o amor..."

3.º ciclo

1.º lugar - Helena Raposo (8.ºC)
"De Romeu para ela"

2.º lugar - Beatriz Sousa (7.ºA)
"O amor é recordar"

3.º lugar - Rita Ponte (7.ºA)
"Fontes de amor"


"O livro da minha vida": a sessão inaugural (atualizado)
















Como atividade de incentivo à leitura e à literacia, a "Biblioteca – centro cultural da escola" levou a cabo no dia 2 de fevereiro a primeira sessão de “ O Livro da Minha Vida”, sendo orador convidado o Presidente do Conselho Executivo, Dr. José Freire, que presenteou o público presente com uma exposição do livro que escolheu, “A Morgadinha dos Canaviais”, de Júlio Dinis. 

Perante uma assistência heterogénea a nível de idades, abrangendo alunos do quinto ao nono ano e alguns docentes, o palestrante trouxe-nos à atualidade um cenário de meados do século XIX, onde o efeito regenerador da vida rústica se sobrepõe ao vazio da vida urbana, a par de uma componente de crítica social, dirigida ao fanatismo religioso e ao clericalismo da época. Assim narrou, de forma entusiástica, a trama de vivências das diferentes personagens que pisaram o palco fictício de Júlio Dinis, salientando sobretudo a importância daquelas na sua vida, enquanto criança e jovem que deambulou e viveu entre a cidade e o campo. 

Referiu-se ainda à atualidade das diferentes leituras que o livro nos oferece a nível sociocultural, motivando os alunos para a leitura do mesmo. No final da sua apresentação, houve espaço para as questões dos mais atentos e curiosos, que se prenderam sobretudo com o universo vivencial e o desfecho das personagens apresentadas. 

Este primeiro momento desta nova iniciativa primou por ser um espaço de partilha de experiências de leitura e de sentimentos lidos e tidos, de momentos/pedaços de vida por ela marcados, tendo concitado o interesse de todos os que nele participaram, como se pode observar neste vídeo, produzido pelo Clube TV Arrifes.

Susana Melo Costa


14 de fevereiro de 2012

Premiados no Concurso Comemorativo do Dia de S. Valentim


Teve lugar hoje, às 12 horas, na Biblioteca da escola, a entrega dos prémios aos vencedores do concurso de poesia  "(d)escrevendo o amor". Brevemente apresentaremos um apontamento fotográfico do evento, bem como disponibilizaremos os textos premiados. Mas, para já, aqui fica a lista dos alunos distinguidos no 2.º e 3.º ciclos.

2.º ciclo
- 1.º lugar - Ana Luísa Cabral (6.ºC)
- 2.º lugar - Carolina Costa (6.ºC)
- 3.º lugar - Mariana Viveiros (6.ºC)
- Menção Honrosa - Tiago Cordeiro (5.ºF)

3.º ciclo
- 1.º lugar - Helena Raposo (8.ºC)
- 2.º lugar - Beatriz Sousa (7.ºA)
- 3.º lugar - Rita Ponte (7.ºA)

12 de fevereiro de 2012

Uma biblioteca aberta e em movimento

A "biblioteca - centro cultural da escola" teve a visita do Clube TV Arrifes, que produziu o seguinte vídeo, a marcar o início de uma parceria cúmplice entre ambas as estruturas de dinamização educativa. 

Este vídeo, um breve documentário ilustrativo da vivência do espaço, é também um convite ao conhecimento da biblioteca, um espaço de todos e para todos. Cá esperamos por ti.