16 de março de 2012

Sobre as efemérides...



 Camilo Castelo Branco nasceu há 187 anos...
 (Lisboa, 16.3.1825 - São Miguel de Ceide, 1.6.1890)

"Filho natural de Manuel Joaquim Botelho Castelo Branco, oriundo de uma farmília da pequena e recente burguesia trasmontana, perde a mãe aos dois anos e o pai aos dez. Por decisão do conselho de família, vai, com a irmã Carolina, viver para Vila Real, a cargo de uma tia paterna, Rita Emília, que não se desvelará muito em carinho pelos dois órfãos.

Quando, em 1839, a irmã casa com o futuro médico Francisco José de Azevedo, vai viver com eles para Vilarinho da Samardã e aí, por entre os acasos de uma adolescência nem sempre fácil, recebe a sua primeira formação cultural com as lições do P.e António de Azevedo, irmão do cunhado, que lhe ensina doutrina cristã, latim, francês e língua portuguesa. Aos 16 anos (em 18.8.1841), casa com Joaquina Pereira da França, camponesa do lugar de Friúme, concelho de Ribeira de Pena, onde temporariamente exercia as funções de amanuense; depressa, porém, a abandonaria. A adolescente, que lhe dera uma filha, nascida a 25.10.1841, morreria em 25.11.1847, poucos meses antes dessa filha, falecida a 10.3.1848.

A sua volubilidade não tardaria em substituí-la, numa longa cadeia de amores que o levará sucessivamente aos braços de Patrícia Emília, que dele teve também uma filha, Bernardina Amélia, nascida a 25.6.1848; de Isabel Cândida Mourão, religiosa do Convento da Avé Maria; e, por fim, aos de Ana Plácido, a mulher fatal da sua vida."

Para a leitura da biografia completa, consulte a página http://www.camilocastelobranco.org/index2.php?co=57&tp=3&cop=66&LG=0&mop=141&it=paginas do site "Casa de Camilo" ( http://www.camilocastelobranco.org/index2.php), dedicado a este escritor português.

Na nossa Biblioteca encontras uma das suas mais divulgadas e inesquecíveis obras: Amor de Perdição.

O Livro do Mês




Com 12 ocorrências cada um, A História do Gato e da Gaivota que o Ensinou a Voar (de Luís Sepúlveda) e O Rapaz de Bronze (de Sophia de Mello Breyner Andresen) são os livros do mês de fevereiro.

8 de março de 2012

Clube Ler: inscrições abertas. Inscreve-te.



Associado à nova dinâmica da "biblioteca - centro cultural da escola", foi criado um novo clube na nossa escola, o Clube Ler, destinado a ti e a todos os que gostam de ler.

Gostas de ler?…
Gostas de partilhar com os teus amigos relatos emocionantes das viagens que a leitura permite?…
Junta-te ao Clube Ler e vem descobrir que ler pode ser muito divertido.
Podes inscrever-te na Biblioteca, ou podes descarregar a ficha de inscrição aqui e entregá-la na Biblioteca.

Este Clube está a iniciar a sua atividade e, para que alcance o sucesso que desejamos, precisa da colaboração de todos. Assim, solicitamos a todos o melhor empenhamento na inscrição dos alunos.

Contamos contigo. Contamos com todos. Leiam bem.


No dia internacional da Mulher, um poema



MULHERES
Elas sorriem quando querem gritar.
Elas cantam quando querem chorar.
Elas choram quando estão felizes.
E riem quando estão nervosas.

Elas brigam por aquilo em que acreditam.
Elas levantam-se para uma injustiça.
Elas não levam "não" como resposta
quando acreditam que existe melhor solução.

Elas andam sem novos sapatos
para suas crianças poderem tê-los.
Elas vão ao médico com uma amiga assustada.
Elas amam incondicionalmente.

Elas choram quando suas crianças adoecem
e se alegram quando suas crianças ganham prémios.
Elas ficam contentes quando ouvem
sobre um aniversário ou um novo casamento.

Pablo Neruda

1 de março de 2012

O Principezinho: uma leitura fundamental















O Principezinho, obra em destaque na segunda edição da iniciativa "O livro da minha vida", é  recomendado pelo Plano Nacional de Leitura, para leitura autónoma e/ou leitura com apoio do professor ou dos pais.

"Considerado um dos grandes clássicos da literatura infanto-juvenil, este livro de alcance intemporal, revela um segredo muito simples e ao mesmo tempo muito sábio: é que as coisas realmente importantes são muitas vezes invisíveis para os olhos e só podem ser vistas com o coração.

Antoine de Saint-Exupéry publicou pela primeira vez O Principezinho em 1943, quando recuperava de ferimentos de guerra em Nova Iorque, um ano antes do seu avião Lockheed P-38 ter sido dado como desaparecido sobre o Mar Mediterrâneo, durante uma missão de reconhecimento.

Mais de meio século depois, a sua fábula sobre o amor e a solidão não perdeu nenhuma da sua força, muito pelo contrário: este livro que se transformou numa das obras mais amadas e admiradas do nosso tempo, é na verdade de alcance intemporal, podendo ser inspirador para leitores de todas as idades e de todas as culturas.

O narrador da obra é um piloto com um avião avariado no deserto do Sahara, que, tenta desesperadamente, reparar os danos causados no seu aparelho. Um belo dia os seus esforços são interrompidos devido à aparição de um pequeno príncipe, que lhe pede que desenhe uma ovelha.

Perante um domínio tão misterioso, o piloto não se atreveu a desobedecer e, por muito absurdo que pareça - a mais de mil milhas das próximas regiões habitadas e correndo perigo de vida - pegou num pedaço de papel e numa caneta e fez o que o principezinho tinha pedido. E assim tem início um diálogo que expande a imaginação do narrador para todo o género de infantis e surpreendentes direções. O Principezinho conta a sua viagem de planeta em planeta, cada um sendo um pequeno mundo povoado com um único adulto.

Esta maravilhosa sequência criativa evoca não apenas os grandes contos de fadas de todos os tempos, como também o extravagante «Cidades Invisíveis» de Ítalo Calvino. Uma história terna que apresenta uma exposição sentida sobre a tristeza e a solidão, dotada de uma filosofia ansiosa e poética, que revela algumas reflexões sobre o que de facto são os valores da vida."



O Principezinho também inspirou vídeos e até um filme.





25 de fevereiro de 2012

17 razões pelas quais a leitura é importante













  1. Proporciona prazer ao leitor; 
  2. O ato de ler envolve: inteligência, vontade, fantasia, sentimentos, passado, presente; 
  3. Incrementa processos de maturação do indivíduo; 
  4. É fator de liberdade interior; 
  5. Promove enriquecimento individual constante; 
  6. Promove a formação intelectual, moral, afetiva e estética; 
  7. Aumenta a experiência; 
  8. Desenvolve a capacidade de compreensão e expressão; 
  9. Desperta e estimula a imaginação; 
  10. Fomenta a educação e a sensibilidade; 
  11. Provoca e orienta a reflexão e cultura; 
  12. Enriquece o vocabulário; 
  13. Aperfeiçoa a expressão oral e escrita; 
  14. Induz à rapidez de raciocínio por exigir concentração, relação, reflexão, previsão e estruturação do pensamento; 
  15. Ler é refúgio; 
  16. Exercita a tolerância, pelo conhecimento de outras culturas e realidades; 
  17. Desperta o sentimento de encantamento diante das coisas e das ações. 
Portanto, é tempo de ler!


SOBRINO, Javier García (org.), et. al. A criança o livro: A aventura de ler, Portugal: Porto Editora, 2000.