3 de maio de 2012

"O livro da minha vida": 4.ª sessão, com Helena Cabral

















Realizou-se no dia 26 de abril a quarta sessão de "O livro da minha vida", na "Biblioteca - centro cultural da escola". Desta vez, com a presença da D. Helena Cabral, assistente operacional na nossa escola, que trouxe à plateia, composta por alunos dos vários ciclos de escolaridade, por docentes e não docentes, a obra "Os Maias", de Eça de Queiroz, que está disponível na Biblioteca.

Começando por discorrer sobre a vida de Eça de Queiroz, Helena Cabral introduziu a obra, realçando que a descrição da época a que se refere, o séc. XIX, é ainda atual. Prosseguindo a apresentação, descreveu sumariamente as personagens e o enredo de "Os Maias", terminando com o realce que a leitura deve ter na vida dos alunos, como fonte de saber e de aprendizagem.

Finda a sessão, houve ainda tempo para a palestrante ser homenageada pelo facto de estar a terminar a licenciatura em História, tendo recebido uma lembrança, oferta de um conjunto de docentes e não docentes, que quiseram assim sublinhar o esforço e a perseverança da convidada que, emocionada, dirigiu aos presentes uma palavra de agradecimento.





Podes ler também aqui "Os Maias" (versão disponível online - Biblioteca Digital, Porto Editora).


Série televisiva "Os Maias".



30 de abril de 2012

"O livro da minha vida": 3.ª sessão, com Helena Benevides (vídeo)




Numa produção da TV Arrifes, a marcar a parceria com a "Biblioteca - centro cultural da escola", apresentamos o vídeo com os momentos mais significativos da sessão de "O livro da minha vida" com a convidada Helena Benevides.




24 de abril de 2012

"O livro da minha vida": 3.ª sessão, com Helena Benevides


















No dia 23 de março, a Biblioteca - centro cultural da escola - teve a honra de receber a D. Helena Benevides, técnica de ação social escolar da nossa escola.

Desta feita, fomos convidados a partilhar da sua experiência de leitura com a apresentação daquele que considerou ser o livro da sua vida, o Siddharta, de Hermann Hesse. 

Perante uma plateia de alunos do 3.º ciclo do ensino básico, docentes e pessoal não docente, foi com gosto e visível entusiasmo que nos relatou um pouco do seu percurso como leitora e a forma acidental e acidentada como, ainda muito jovem, entrou em contato com os livros e a consequente saudável dependência dos mesmos. Relembrou que o seu encontro com Siddharta não foi marcado pelo ímpeto de um amor à primeira vista, pois este apresentava-se de forma simples e pouco atrativa, mas a pouco e pouco a convivência entre ambos deu origem a grande fascínio e admiração. Siddharta, através de uma linguagem simples, mas cheia de significado, cativou-a, pois representava cada um de nós, em busca do seu caminho, daquilo que nos completa, que nos leva à felicidade.

Após breve nota bibliográfica do autor, com a finalidade de contextualizar a obra, Helena Benevides desafiou todos os presentes a participar na recolha coletiva de desejos que depositaram na “caixa dos sonhos”, ficando ali até final da sessão. Depositados e secretos. Todos foram, pois, livres de expressar secretamente o que almejavam. 

Seguidamente a vida daquele protagonista foi relatada, com especial enfoque em quatro verbos que marcaram o percurso do mesmo pela vida em busca da plenitude: pensar, esperar, jejuar e escutar. 

Outro ponto essencial do livro abordado foi o facto de nesta busca não se encontrar aquilo que se procura, mas, sim, de se encontrar o que se encontra. Isto é, quando estamos obcecados por um determinado resultado, por alcançar um objetivo, esquecemos o que nos rodeia, os que estão à volta e isso faz-nos alcançar o objetivo, mas com uma sensação de vazio. Mas se estivermos abertos a tudo aquilo que está à nossa volta, a aprendizagem sair, obrigatoriamente, mais enriquecida. 

Como se costuma ouvir: o mais importante do caminho não é chegar ao fim, mas percorrê-lo. Este foi o momento para finalizar a excelente apresentação do livro com a leitura anónima dos sonhos contidos na caixa e consequente apelo à luta por cada um deles.

Foi, sem dúvida, uma magnífica sessão de apresentação de leitura não só pelo tema e as aprendizagens intemporais que o livro contém, como também pelo entusiasmo vivido e sentido naquele espaço de partilha de história e de estórias.

Susana Melo Costa







Siddharta, também em filme.





23 de abril de 2012

A Biblioteca convida...




Dia Mundial do Livro






















Hoje é Dia Mundial do Livro. É dia de passares na nossa "Biblioteca - centro cultural da escola" e folheares um livro.

"O Dia Mundial do Livro é comemorado, desde 1996 e por decisão da UNESCO, a 23 de Abril. Trata-se de uma data simbólica para a literatura, já que, segundo os vários calendários, neste dia desapareceram importantes escritores como Cervantes e Shakespeare. A ideia da comemoração teve origem na Catalunha: a 23 de Abril, dia de São Jorge, uma rosa é oferecida a quem comprar um livro. Mais recentemente, a troca de uma rosa por um livro tornou-se uma tradição em vários países do mundo."