2 de junho de 2012

A semana de Sophia: todos podem participar










Numa iniciativa do Departamento Curricular de Línguas, a semana de 4 a 8 de junho será dedicada a Sophia de Mello Breyner Andresen, a escritora de obras tão conhecidas de todos, como A Fada Oriana, A Floresta, O Rapaz de Bronze ou O Cavaleiro da Dinamarca. Nesta semana especial ocorrerá um conjunto de interessantes atividades sobre a vida e a obra desta autora, em que todos os alunos poderão participar. 

Passa pela "Biblioteca - centro cultural da escola". Levanta a tua ficha de inscrição e os questionários simples que desafiamos a responder. Junta-te com um grupo de colegas e concorre! 

Estejam atentos ao que acontecerá nos intervalos entre as 10h00 e as 10h15 na Biblioteca e no polivalente da Escola...


29 de maio de 2012

A Biblioteca convida...
















Centenário de Alves Redol: apresentação de "A vida mágica da Sementinha"
















Integrada nas comemorações do centenário de Alves Redol, promovidas pelo Clube Ler da nossa escola, foi apresentada pelo Dr. Joaquim Tomé a obra " A vida mágica da Sementinha" no dia 24 de maio.

Perante uma plateia de alunos do 2.º ciclo do ensino básico, o docente começou a apresentação por situar os aspetos biográficos de Alves Redol, situando os alunos no contexto da época em que o escritor viveu e desenvolveu a sua obra, referindo-se aos principais livros escritos, que a exposição patente na "Biblioteca - centro cultural da escola" menciona e documenta.

Posto isto, foi abordada "A vida mágica da Sementinha", essa história breve do trigo que, recorde-se, é livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura e está disponível na nossa "Biblioteca - centro cultural da escola".

Este momento de sensibilização para a obra de Alves Redol contou com a participação interessada dos alunos que a ele assistiram, despertando a curiosidade e fomentando o gosto pela leitura.

Vem conhecer na tua "Biblioteca - centro cultural da escola" a "Vida mágica da Sementinha" e outros livros de Alves Redol.





25 de maio de 2012

Sobre as efemérides...

      Como forma de assinalar o Dia de África, sugerimos hoje a leitura de Mia Couto, grande escritor moçambicano de língua portuguesa.

Na Biblioteca podes encontrar as seguintes obras:
- Mar me quer;
- Estórias Abensonhadas;
- Vinte e Zinco;
- Cada Homem é uma Raça.



(Mia Couto, pseudónimo de António Emílio Leite Couto, nasceu na Beira
a 5 de julho de 1955. É um biólogo e escritor moçambicano.)

Solidão

Aproximo-me da noite
o silêncio abre os seus panos escuros
e as cores escorrem
por óleo frio e espesso

Esta deveria ser a hora
em que me recolheria
como um poente
no bater do teu peito
mas a solidão
entra pelos meus vidros
e nas suas enlutadas mãos
solto o meu delírio

É então que surges
com os teus passos de menina
os teus sonhos arrumados
como duas tranças nas tuas costas
guiando-me por corredores infinitos
e regressando aos espelhos
onde a vida te encarou

Mas os ruídos da noite
trazem a sua esponja silenciosa
e sem luz e sem tinta
o meu sonho resigna

Longe
os homens afundam-se
com o caju que fermenta
e a onda da madrugada
demora-se de encontro
às rochas do tempo

Raiz de Orvalho e Outros Poemas

21 de maio de 2012

Alves Redol: atividades do centenário do nascimento













Está patente na "Biblioteca - centro cultural da escola", desde 15 de maio e até 15 de junho, uma exposição evocativa do centenário do nascimento do escritor Alves Redol, numa organização do Clube Ler da nossa Escola.

No âmbito desta comemoração far-se-á alusão à vida e obra do escritor através da leitura, bem como outras actividades de carácter lúdico (desenho, ilustração, retrato, etc.), que serão oportunamente divulgadas.

Estão convidados todos os alunos, não docentes e docentes a visitar esta exposição, sendo que ela reveste especial importância para os de língua portuguesa que, apelamos, informem e sensibilizem os seus alunos a participar nas atividades constantes do programa desta iniciativa.


Programa da exposição

Acervo da exposição



3 de maio de 2012

"O livro da minha vida": 4.ª sessão, com Helena Cabral

















Realizou-se no dia 26 de abril a quarta sessão de "O livro da minha vida", na "Biblioteca - centro cultural da escola". Desta vez, com a presença da D. Helena Cabral, assistente operacional na nossa escola, que trouxe à plateia, composta por alunos dos vários ciclos de escolaridade, por docentes e não docentes, a obra "Os Maias", de Eça de Queiroz, que está disponível na Biblioteca.

Começando por discorrer sobre a vida de Eça de Queiroz, Helena Cabral introduziu a obra, realçando que a descrição da época a que se refere, o séc. XIX, é ainda atual. Prosseguindo a apresentação, descreveu sumariamente as personagens e o enredo de "Os Maias", terminando com o realce que a leitura deve ter na vida dos alunos, como fonte de saber e de aprendizagem.

Finda a sessão, houve ainda tempo para a palestrante ser homenageada pelo facto de estar a terminar a licenciatura em História, tendo recebido uma lembrança, oferta de um conjunto de docentes e não docentes, que quiseram assim sublinhar o esforço e a perseverança da convidada que, emocionada, dirigiu aos presentes uma palavra de agradecimento.





Podes ler também aqui "Os Maias" (versão disponível online - Biblioteca Digital, Porto Editora).


Série televisiva "Os Maias".