24 de fevereiro de 2012

"O livro da minha vida": 2.ª sessão, com o Pe. Paulo Borges

















No dia 23 de fevereiro, a Biblioteca da nossa escola teve a honra de receber como convidado um dos membros representativos da comunidade envolvente, o Padre Paulo Borges, pároco dos Arrifes, que nos presenteou com a sua presença enquanto palestrante da segunda sessão da atividade ” O Livro da Minha Vida”.

Desta feita, o livro eleito foi O Principezinho de Antoine de Saint-Exupéry, que conta com vários exemplares na Biblioteca - centro cultural da escola.

Após ter proporcionado breve momento para a apresentação individual dos presentes, como forma de criar um espaço de descontração e de ligação entre todos, expôs as razões da sua escolha. Estas prendem-se, sobretudo, com o fato de o Principezinho ter sido um marco pertinente nas suas leituras juvenis mas também por ser uma fábula sobre o amor e a solidão que não perdeu o seu alcance intemporal.

De uma forma assaz poética e só aparentemente infantil, este livro permite algumas reflexões sobre os valores da vida. Assim, após breve nota biográfica sobre o escritor e alguns tópicos de História e de Geografia que deixaram revelar a sua faceta de pedagogo, o Padre Paulo Borges cativou o público presente, (re)criando um cenário pedagógico participado e descontraído, onde o gosto de estar foi tónica predominante.

Ao expor a galeria de personagens que nasceram da pena de Saint-Exupéry, foi posto a descoberto o tema da solidão, que ganhou corpo com cada nova personagem que era apresentada. Deste desfile, destacou-se o valor da amizade ou a ausência dela. O outro, o mundo do outro, nesta apresentação de leitura, ocupou papel principal.

E, com a frase “o essencial é invisível aos olhos”, o palestrante convidado encerrou a sua exposição com a pertinência da expressão “ cativar é criar laços”, pois “se tu me cativares, nós teremos necessidade um do outro. Serás para mim único no mundo. E eu serei para ti única no mundo… Se tu me cativares, minha vida será como que cheia de sol. Conhecerei um barulho de passos que será diferente dos outros. Os outros passos fazem-me entrar debaixo da terra. O teu chamar-me-á para fora da toca, como se fosse música”.

Mais uma vez, a nossa Biblioteca – centro cultural da escola- proporcionou um momento de partilha de páginas lidas, de emoções vividas e de memórias oferecidas.
Susana Melo Costa




Sem comentários:

Enviar um comentário