15 de fevereiro de 2012

"O livro da minha vida": a sessão inaugural (atualizado)
















Como atividade de incentivo à leitura e à literacia, a "Biblioteca – centro cultural da escola" levou a cabo no dia 2 de fevereiro a primeira sessão de “ O Livro da Minha Vida”, sendo orador convidado o Presidente do Conselho Executivo, Dr. José Freire, que presenteou o público presente com uma exposição do livro que escolheu, “A Morgadinha dos Canaviais”, de Júlio Dinis. 

Perante uma assistência heterogénea a nível de idades, abrangendo alunos do quinto ao nono ano e alguns docentes, o palestrante trouxe-nos à atualidade um cenário de meados do século XIX, onde o efeito regenerador da vida rústica se sobrepõe ao vazio da vida urbana, a par de uma componente de crítica social, dirigida ao fanatismo religioso e ao clericalismo da época. Assim narrou, de forma entusiástica, a trama de vivências das diferentes personagens que pisaram o palco fictício de Júlio Dinis, salientando sobretudo a importância daquelas na sua vida, enquanto criança e jovem que deambulou e viveu entre a cidade e o campo. 

Referiu-se ainda à atualidade das diferentes leituras que o livro nos oferece a nível sociocultural, motivando os alunos para a leitura do mesmo. No final da sua apresentação, houve espaço para as questões dos mais atentos e curiosos, que se prenderam sobretudo com o universo vivencial e o desfecho das personagens apresentadas. 

Este primeiro momento desta nova iniciativa primou por ser um espaço de partilha de experiências de leitura e de sentimentos lidos e tidos, de momentos/pedaços de vida por ela marcados, tendo concitado o interesse de todos os que nele participaram, como se pode observar neste vídeo, produzido pelo Clube TV Arrifes.

Susana Melo Costa


Sem comentários:

Enviar um comentário