16 de março de 2012

Sobre as efemérides...



 Camilo Castelo Branco nasceu há 187 anos...
 (Lisboa, 16.3.1825 - São Miguel de Ceide, 1.6.1890)

"Filho natural de Manuel Joaquim Botelho Castelo Branco, oriundo de uma farmília da pequena e recente burguesia trasmontana, perde a mãe aos dois anos e o pai aos dez. Por decisão do conselho de família, vai, com a irmã Carolina, viver para Vila Real, a cargo de uma tia paterna, Rita Emília, que não se desvelará muito em carinho pelos dois órfãos.

Quando, em 1839, a irmã casa com o futuro médico Francisco José de Azevedo, vai viver com eles para Vilarinho da Samardã e aí, por entre os acasos de uma adolescência nem sempre fácil, recebe a sua primeira formação cultural com as lições do P.e António de Azevedo, irmão do cunhado, que lhe ensina doutrina cristã, latim, francês e língua portuguesa. Aos 16 anos (em 18.8.1841), casa com Joaquina Pereira da França, camponesa do lugar de Friúme, concelho de Ribeira de Pena, onde temporariamente exercia as funções de amanuense; depressa, porém, a abandonaria. A adolescente, que lhe dera uma filha, nascida a 25.10.1841, morreria em 25.11.1847, poucos meses antes dessa filha, falecida a 10.3.1848.

A sua volubilidade não tardaria em substituí-la, numa longa cadeia de amores que o levará sucessivamente aos braços de Patrícia Emília, que dele teve também uma filha, Bernardina Amélia, nascida a 25.6.1848; de Isabel Cândida Mourão, religiosa do Convento da Avé Maria; e, por fim, aos de Ana Plácido, a mulher fatal da sua vida."

Para a leitura da biografia completa, consulte a página http://www.camilocastelobranco.org/index2.php?co=57&tp=3&cop=66&LG=0&mop=141&it=paginas do site "Casa de Camilo" ( http://www.camilocastelobranco.org/index2.php), dedicado a este escritor português.

Na nossa Biblioteca encontras uma das suas mais divulgadas e inesquecíveis obras: Amor de Perdição.

Sem comentários:

Enviar um comentário