3 de maio de 2012

"O livro da minha vida": 4.ª sessão, com Helena Cabral

















Realizou-se no dia 26 de abril a quarta sessão de "O livro da minha vida", na "Biblioteca - centro cultural da escola". Desta vez, com a presença da D. Helena Cabral, assistente operacional na nossa escola, que trouxe à plateia, composta por alunos dos vários ciclos de escolaridade, por docentes e não docentes, a obra "Os Maias", de Eça de Queiroz, que está disponível na Biblioteca.

Começando por discorrer sobre a vida de Eça de Queiroz, Helena Cabral introduziu a obra, realçando que a descrição da época a que se refere, o séc. XIX, é ainda atual. Prosseguindo a apresentação, descreveu sumariamente as personagens e o enredo de "Os Maias", terminando com o realce que a leitura deve ter na vida dos alunos, como fonte de saber e de aprendizagem.

Finda a sessão, houve ainda tempo para a palestrante ser homenageada pelo facto de estar a terminar a licenciatura em História, tendo recebido uma lembrança, oferta de um conjunto de docentes e não docentes, que quiseram assim sublinhar o esforço e a perseverança da convidada que, emocionada, dirigiu aos presentes uma palavra de agradecimento.





Podes ler também aqui "Os Maias" (versão disponível online - Biblioteca Digital, Porto Editora).


Série televisiva "Os Maias".



1 comentário:

  1. As sociedades fundam-se na comunicação. Das mais simples comunidades de animais até às mais complexas sociedades humanas de hoje, a possibilidade de comunicar é essencial.
    Torna-se interessante observar o modo como todos estão preparados para dar a sua visão de leitura.
    Aqui fica o meu apreço!

    ResponderEliminar