14 de junho de 2012

"O livro da minha vida": 5.ª sessão, com António Rocha

















No passado dia 31 de maio, encerrou-se o ciclo do presente ano letivo de "O livro da minha vida", que contou, como orador convidado, com o Dr. António Rocha, professor e presidente da Assembleia da nossa escola, pretendendo-se assim simbolicamente culminar esta iniciativa, com o titular deste importante cargo escolar, exatamente na data em que a EBI de Arrifes perfez o seu 26.º aniversário.

Perante uma plateia constituída por quatro turmas do 3.º ciclo do ensino básico e docentes, o convidado apresentou não um, mas dois livros que o marcaram, pela mensagem que contêm nas suas linhas e entrelinhas.

Começando por destacar a obra "Há vida em mim", do médico pediatra Nuno Lobo Antunes, sobre quem referiu os principais dados biográficos, e de quem destacou a sua capacidade para prender a atenção das pessoas, António Rocha assinalou o crescendo da proximidade afetiva e relacional que o leitor vai sentindo, em que começa a ser tratado por um mais distante "você" até, com a evolução da relação autor/leitor (e num paralelismo com a nossa vida), ao mais próximo "tu", do livro que nos (re)conhece. No livro, Lobo Antunes faz uma retrospetiva da sua história como clínico, tendo cada capítulo a  curiosidade de se apresentar comno um dia da semana, como um diário. Registou o orador que este livro é «delicioso, devendo a sua leitura ser saboreada, viajando os nossos sentidos para longe, sentindo-nos seus atores, atrizes ou mesmo coautores". Terminando esta primeira parte com a citação "Não me posso queixar porque ha vida em mim", quis o palestrante evidenciar o valor supremo que é a vida.

Posto isto, passou à apresentação do livro "Vida sem limites", de Nick Vujicic, livro autobiográfico deste autor, que nasceu com múltiplas deficiências motoras, e em que explica os ensinamentos que a sua condição humana lhe conferiu. O autor, que descreve na primeira pessoa a sua vida, entendeu sempre superar as muitas dificuldades que se lhe foram deparando, concebendo que outros podiam estar pior que ele, e que a melhor maneira de as ultrapassar seria decompor as grandes dificuldades em pequenas, encontrar pequenos objetivos e dar pequenos passos.

Como nos refere Nick Vujicic, neste seu testemunho da força de vontade, é necessário tomar decisões e agir, agarrando oportunidades, ultrapassando dificuldades e, assim, crescendo. Parafraseando ainda o autor, uma vida com significado é aquela em que temos uma necessidade de autoavaliação permanente.

Finalizou António Rocha a sua apreciada e participada preleção citando o título de um capítulo da obra "Ama o teu imperfeito como eu amo o meu", exortando os participantes a, sem máscaras e sem vergonha, serem capazes de ultrapassar as dificuldades e respeitar-se e ao próximo. A este propósito, houve ainda tempo para refletir sobre a leitura de uma passagem do livro: "quando caíres com a cara no chão não deixes que esta crie raízes", que antecedeu o visionamento do filme "Seja forte".

Encerrou-se a sessão com a distribuição, por cada um dos assistentes, de um marcador de livros produzido pelo palestrante, contendo uma exemplar citação deste livro, tendo Fernando Marques Fernandes, em seu nome e da colega Dra. Susana Melo Costa, agradecido a disponibilidade e louvado a forma como o convidado apresentou esta sessão, culminando com chave de ouro o ciclo deste ano letivo.



Os livros



O filme




2 comentários:

  1. Não li este "Vida sem limites", mas já sei um pouco sobre a pessoa... Uma história....
    Acho que vou ler, em breve... espero eu.

    ResponderEliminar
  2. Estas atividades, para mim, são efemérides, postas ao serviço das pessoas.
    Podemos considerar que temos grandes pessoas que se debruçam sobre grandes obras e divulgam-nas sob sábias palavras.
    Estou a ler o livro: "Há vida em mim".

    ResponderEliminar