7 de novembro de 2012

Manuel Ferreira





Manuel Ferreira, jornalista e escritor português, nasceu em Ponta Delgada, na Ilha de São Miguel, Açores, a 29 de Janeiro de 1916 . Além de jornalista, destacou-se também como ficcionista, biógrafo e historiador.
Após concluir o Curso Geral dos Liceus, Manuel Ferreira começou a trabalhar como funcionário dos Serviços Municipalizados de Abastecimento de Água da Câmara Municipal de Ponta Delgada, chegando a chefe daqueles serviços.
Além do seu trabalho como funcionário público, dirigia também uma exploração agropecuária, que orientou durante mais de quarenta anos. Apesar dessas ocupações, começou também a trabalhar simultaneamente, a tempo parcial, como jornalista. Em 1937, com apenas 21 anos, começou a sua carreira jornalística como redator do Correio dos Açores. Após três anos, já era chefe de redação daquele jornal, onde ficou até 1943.
Anos mais tarde voltou novamente ao jornalismo, tendo passado primeiro três anos pelo Açoriano Oriental, como chefe de redação. Depois, de 1964 até 1975, esteve também na chefia do Correio dos Açores.
A partir da segunda metade dos anos 70, quando deixou de ser funcionário e jornalista profissional, dedicou-se inteiramente à escrita e à investigação, embora continuasse a colaborar no Açoriano Oriental.


O conto O Barco e o Sonho, publicado em 1979 pela editora Publiçor, com sucessivas reedições, constitui a sua primeira obra de ficcionista. O realizador José Medeiros, da RTP-Açores, adaptou a obra para uma série televisiva com o mesmo título. Essa narrativa de Manuel Ferreira baseava-se na aventura de dois açorianos, Victor Manuel Caetano e Evaristo Silva, relatada nos jornais açorianos dos anos 50, que conseguiram atravessar o Atlântico Norte, num pequeno barco por eles próprios construído, rumo aos Estados Unidos, destino sonhado pelos emigrantes açorianos.

Lúcia Gomes

Sem comentários:

Enviar um comentário